Quando se fala em saúde total, o que vem em sua cabeça? De maneira geral, todos nós conhecemos muito bem ao menos um ou mais medicamentos. Ou seja, eles são indicados para tratar determinados quadros de saúde, certo? Mas, será que existe um caminho que nos permita alcançar uma saúde da cabeça aos pés?
A resposta é uma só: não! Isso nos leva a entender que o que existe mesmo são ações diversas. Tais ações permitem adequar um conjunto de providências, práticas e outros caminhos. Nesse caso, o objetivo é conquistar mais bem-estar em todos os sentidos.
Entretanto, quando eu falo sobre como construir uma saúde nesse nível, é fundamental deixar claro alguns princípios relevantes. E, eles serão abordados no decorrer desse conteúdo.
Como mencionado anteriormente, é possível afirmar que existem alguns fundamentos de suma importância para conquistar mais saúde da cabeça aos pés – e, os próximos tópicos abordarão cada uma deles!
Diante de tantas doenças e até mesmo pessoas sofrendo com hospitais superlotados, isso pode parecer uma afirmação utópica.
Para muitas pessoas, a conquista de uma saúde total é algo distante e quase impossível. Mas, existem caminhos que podem sim contribuir para uma vida saudável em diferentes frentes.
Quando falo sobre uma saúde total, não me refiro sobre uma conquista vaga ou qualquer. Como resultado, é bom lembrar que todos os seres humanos são plurais. Ou seja, uma saúde ampla requer trabalhar diferentes áreas da nossa existência – corpo, mente e espírito.
Portanto, a menção de saúde da cabeça aos pés significa justamente essa saúde integral bem como a saúde física, emocional e espiritual. Vale destacar que essas são áreas interdependentes, portanto, dependem do estabelecido de uma harmonia.
É sempre bom lembrar que nós fomos “presentados” com um organismo complexo e é preciso saber administrá-lo para seu funcionamento ideal. Isso quer dizer, por exemplo, mais resistência até mesmo para suportar as agressões da vida. Além disso, todos nós vislumbramos uma vida longa e de boa qualidade. E, isso deve ser construído no dia-a-dia como um todo.
O caminho para cuidarmos de uma saúde total é justamente se atentar ao seu corpo. Entretanto, isso deve ser feito de maneira correta, aplicando os princípios e as leis que regulam o funcionamento do organismo. Como resultado, me refiro às leis da fisiologia, leis da saúde e assim por diante. Assim, fica evidente que a saúde não é uma questão de sorte.
Diante disso, é possível entender que cuidar bem e evitar agredir o organismo global nos leva ao seu fortalecimento. Assim, tal cuidado integral reúne o corpo, mente e também o nosso espírito.
Construir uma saúde da cabeça aos pés envolve dedicação, além de uma atenção básica às necessidades do nosso organismo. Pequenas atitudes podem contribuir com esse processo como, por exemplo, tomar sol, ar puro e manter uma boa hidratação.
Além disso, a educação alimentar é um pilar central para a conquista inicial da saúde total, principalmente quando aliada a uma rotina de exercícios físicos, boas noites de sono e até mesmo desenvolvimento espiritual.
A saúde total é o caminho ideal para dar ao nosso organismo tudo o que ele precisa! Além disso, você estará amenizando possíveis agressões ao seu corpo da melhor forma, recebendo substâncias e ações protetoras.
Além disso, a menção sobre saúde da cabeça aos pés consiste em beneficiar todas as células, tecidos, órgãos e, claro, os sistemas do organismo.
Como resultado, não se trata de atribuir cuidados específicos para cada parte do corpo. Assim, consiste em uma abordagem geral que visa beneficiar o organismo, favorecendo as condições necessárias para uma saúde geral. Nesse caso, podemos destacar:
● Circulação;
● Oxigenação;
● Nutrição;
● Hidratação;
● Desintoxicação;
● Ambiente adequado para a vida celular.
Diante disso, é importante mencionar que cada um de nós é responsável na construção da doença. Assim, é possível considerar que a doença não é um quadro de azar, acaso ou fatalidade, mas sim o resultado dos erros nos cuidados que adotamos com o nosso corpo.
Por que as pessoas fazem isso? Como construímos as próprias doenças?
Alguns aspectos podem ajudar a entender porque desenvolvemos esse hábito nocivo no geral. Ou seja, porque criamos barreiras para obter uma saúde total no final das contas.
A ignorância aqui se refere à falta de conhecimento sobre si mesmo e sobre o seu bem-estar. Assim, uma boa parcela das pessoas tende a viver sem buscar tais conhecimentos acerca dos cuidados ideais com o próprio corpo.
E, isso não apenas se limita a uma alimentação saudável, mas também outros hábitos e ações, incluindo rotina profissional, social e outros.
Como resultado, é preciso que tenhamos disposição para aprender a contornar essa realidade.
A omissão é complementar à ignorância, pois ela inibe que sejamos capazes de fazer o melhor para a nossa saúde. Por isso, é importante buscarmos justamente o conhecimento para fazer tudo o que for preciso no caminho de uma saúde total.
Assim, se você entende que beber bastante água é fundamental e, mesmo assim, não adota esse hábito, está automaticamente sendo omisso. O mesmo vale para uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas, preservação de uma boa noite de sono e outros.
Em primeiro lugar, quando se fala sobre falta de responsabilidade, a referência é sobre o fato de não respeitar a própria saúde.
Como resultado, se você é irresponsável, acaba por agredir o próprio corpo, portanto, faz o que é errado, mesmo sabendo que está indo contra a sua saúde.
Além disso, é necessário manter hábitos e ações com a noção de que elas poderão cobrar um preço em algum momento. Nesse caso, alguns exemplos são o consumo de bebida alcoólica, excesso de doce e assim por diante. São hábitos que muitas pessoas mantêm, mesmo sabendo que não vão render bons frutos em prol de uma saúde equilibrada.
A mais importante decisão de uma pessoa sobre construir a sua saúde total envolve a decisão de aprender e a disposição em cuidar de seu corpo, mente e espírito. Em suma, isso é possível pela adoção de hábitos de vida saudáveis.