Motivos para não comer de 3 em 3 horas

Será que comer de 3 em 3 horas faz bem para a saúde? É muito provável que todas as pessoas, ao menos uma vez tenha ouvido muito sobre esse tema. Como resultado, há inúmeras respostas diferentes, principalmente quando a pergunta é se comer de 3 em 3 horas favorece o emagrecimento.

Além disso, muitos de nós também já ouvimos que o ideal é fazer pequenas refeições durante o dia. Assim, a indicação é de que isso seja feito, preferencialmente, de três em três horas. Há ainda menções que são mais enfáticas – jejuar.

Em suma, são inúmeros motivos, que passam por orientações nutricionais, médicas ou até mesmo os famosos “modismos”. Mas, será que há o devido respaldo? Ou mais: será que essa é uma regra universal de fato?

De maneira geral, o grande objetivo consiste na busca por um estilo de vida mais saudável. Entretanto, com tantas respostas e orientações, é natural que grande parte das pessoas manifestem confusão sobre o assunto. Dito isso, esse conteúdo terá como objetivo central trazer uma maior reflexão acerca do assunto.

Comer de 3 em 3 horas x o motivo de cada refeição

Em primeiro lugar, antes de relacionar alguns motivos para não se comer de 3 em 3 horas, é importante entender de forma mais profunda o conceito. Ou seja, saber exatamente o motivo das refeições em si.

Como resultado, comer é justamente um ato que nos remete ao prazer. Aliás, esse pode até mesmo ser apontado como um dos maiores prazeres da vida social e pessoal.

Assim, quando nos sentamos à mesa, seja entre familiares ou amigos, estamos criando um elo social, de troca e deleite. Mas, esse é apenas o primeiro princípio, já que é inquestionável que também estamos diante de algumas consequências e suas eventualidades.

Em linhas gerais, essas eventualidades estão ligadas a possíveis distúrbios digestivos, aumento de peso e outros problemas de saúde associados.

Entretanto, aqui vale deixar um pouco de lado o aspecto psicossocial. Afinal, comer consiste em uma necessidade, já que é um meio de sobrevivência. Por outro lado, precisamos lembrar que nosso corpo é uma máquina biológica, ou seja, depende de elementos diversos.

Entre esses elementos, os mais relevantes são o oxigênio, a água e o açúcar natural disponíveis em plantas nutritivas. Tudo isso nos ajuda a manter os níveis de reservas calóricas e demanda de energia vital para as nossas células – que assim, conseguem manter suas devidas funções.

Quando a má alimentação aciona um alerta preocupante?

Pode não parecer, mas a fome é um sintoma de que a alimentação não está seguindo uma linha satisfatória. Em outras palavras, é ela que acaba sinalizando que algo está afetando a função correta de nossa máquina biológica.

Justamente essa “insatisfação” é o que consolida o estímulo para comer, principalmente os alimentos calóricos. Como resultado, essa é uma combinação nociva, que pode levar à obesidade e à desnutrição.

O que comer de 3 em 3 horas? Motivos para não fazer isso!

Uma boa parcela das pessoas se apoia na busca por saber o que comer de 3 em 3 horas. Mas, como já mencionado, essa não é a melhor prática para uma vida realmente saudável.

Nesse caso, há muitos pontos que merecem o devido destaque para evitar essa rotina alimentar.

Processo digestivo determinando

Um dos problemas de comer de 3 em 3 horas é a fermentação excessiva, além da acidificação do meio, alteração da flora intestinal, refluxo gastroesofágico, lesão das paredes intestinais, alteração do processo de absorção e também desenvolvimento de possíveis intolerâncias e alergias alimentares.

Além disso, esse curto intervalo de tempo entre uma refeição e outra afeta negativamente o tempo necessário para completar a digestão.

O vício de comer

Esse hábito alimentar pode acarretar uma espécie de dependência excessiva a algumas substâncias. Entre as mais relevantes, vale destacar o açúcar e o amido.

Além disso, não seguir uma dieta como essa permite evitar as crises de hipoglicemia. Isso ocorre porque o nosso corpo, uma vez dependente de receber alimentos frequentemente, pode ficar suscetível a uma crise de privação.

O motivo é o nível de açúcar no sangue, que da mesma forma que sobe rapidamente, também pode descer na mesma proporção. Assim, ocorre uma sensação de fraqueza, ou seja, uma fome falsa.

Perigos para o pâncreas e outras doenças

Evitar comer de 3 em 3 horas para emagrecer é fundamental para não sobrecarregar o pâncreas. O mesmo vale para possíveis condições de um quadro de diabetes, por exemplo.

Assim, é importante não contribuir para o excesso de insulina no sangue, uma vez que seus altos valores no organismo podem favorecer um quadro inflamatório e desenvolvimento de diferentes doenças.

Além disso, maiores intervalos entre as refeições permite que o organismo possa usar a gordura corporal como fonte de energia. Esse também é um caminho para amenizar as chances de desenvolvimento da obesidade, uma vez que intervalos maiores evitam o acúmulo de gorduras.

Não é quantidade, mas sim qualidade!

A saúde e a vida dependem de uma boa digestão, e isso não deve ser pautado pela quantidade de refeições feitas ao longo da nossa rotina.

Além disso, é importante estabelecermos o entendimento que uma refeição não tem como papel central satisfazer o apetite, mas sim atender as necessidades do nosso organismo. Além da qualidade de cada refeição é importante manter uma frequência alimentar adequada.

Dito isso, a frequência alimentar adequada, fisiológica e suficiente para prover os nutrientes, energia e desintoxicação do organismo pode variar entre 2 a 3 refeições por dia. Entretanto, o melhor caminho para priorizar uma educação alimentar é buscar apoio profissional.

Por isso, não priorize apenas comer de 3 em 3 horas, como rotineiramente é feito, mas sim manter uma educação alimentar que atenda os requisitos nutricionais e a saúde do seu organismo.

Sobre o Doutor Belmiro d’Arce

Dr. Belmiro d'Arce fala sobre a importância de promover a saúde em todos os meios, inclusive na gestão de empresas.

É médico pediatra, professor, empresário, orientador e palestrante.

redes sociais!

Entre em Contato

Tel. (18) 3221-3622 contato@belmirodarce.com.br Av. Washington Luiz, 1800 Presidente Prudente - SP